A Plantação da Toca

 

O processo de cultivo do Ananás dos Açores é constituído por três fases distintas: a plantação da toca para a produção do brolho, a plantação do brolho para a produção do plantio e, por último, a plantação do plantio para a produção do fruto.

O ciclo de produção e de plantação do Ananás dos Açores inicia-se com a com a extração e desfolha do Rizoma (ou “Toca”), das plantas que produziram frutos de qualidade no ciclo anterior. De seguida, esta toca é colocada a abrolhar em “Camas Quentes”, solo humedecido, rico em matéria orgânica, constituída pelo solo vulcânico de terra de produções anteriores, estilhas de ramada de incenso “Pittosporum Undulatum Vent” e serradura (Farelo) permite fomentar a produção de calor pelo seu elevado nível fermentação. Além disso, são solos extremamente férteis, o que permite assegurar as características ímpares do Melhor Ananás do Mundo, em aspetos que vão desde a sua aparência ao seu paladar distintivo.

Esta primeira fase tem uma duração de cerca de 4 a 6 meses e ocorre numa estufa de plástico, os chamados “Estufins”. Cada uma das “Tocas” dá origem a pequenas plantas, às quais se dá o nome de “Brolhos”.